quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Sotaques Portugueses (com vídeo)

O vídeo que coloquei abaixo fez-me pensar no futuro dos sotaques em Portugal. Depois de no Prós e Contras ter havido o debate "Deus ainda tem Futuro?", faço agora uma pequena reflexão sobre "Os Sotaques ainda têm futuro?".

Este vídeo, de forma humorística, critica o facto de os professores mandarem vir com os alunos algarvios por falarem com sotaque algarvio. E que tal coisa nunca aconteceria com alunos dos Açores, Trás-os-Montes ou do Porto. Vejam o vídeo que vão aprender umas coisas sobre as expressões e o falar do Algarve. Podem ouvi-lo enquanto lêem este post.

Mas o que queria realmente dizer neste post é o seguinte: os sotaques Portugueses podem estar em vias de extinção! (1)
Hoje em dia, o palco dos sotaques são as próprias regiões de onde eles têm origem. E com a migração dos jovens dessas regiões para as grandes cidades (principalmente Lisboa) e com os pais e avós a morrer mais cedo ou mais tarde, vão deixar de existir pessoas com sotaque. Os próprios jovens conseguem perder o seu sotaque natural em 5, 10, 15 anos de convívio com pessoas sem sotaque (2). E quando estes jovens perderem os seus pais, avós e outros falantes do seu sotaque, perderão as pessoas com quem o podem praticar (3). 

Com a falta de condições para os jovens regressarem às suas terras e recuperarem a sua forma de falar, a consequência é, numa questão de décadas (é só dar tempo para morrerem algumas gerações), a uniformização do "sotaque" português para aquele que é usado na comunicação social, uma das principais responsáveis pela provável extinção dos sotaques no nosso país. Até há pivots jornalistas, claramente da região Norte, a dissimular o seu sotaque para falar à Lisboa. Talvez o facto de o Porto Canal parecer genuíno, ao ter apresentadores com sotaque do Norte, explique a adesão por parte dos telespectadores...

Vivam os sotaques!


Notas:
(1) E qual é o problema de se perderem os sotaques? - perguntam alguns. A verdade é que se perde uma componente essencial da cultura portuguesa. O sotaque não é apenas uma forma de falar diferente do Português padrão ou de Lisboa (e hoje em dia quantos são os lisboetas de Lisboa?). O sotaque é um baú valioso que contém séculos de História de uma região, de como a população evoluiu, contém inúmeras expressões específicas ao quotidiano dessa população antiga, fazendo referências à agricultura, aos seus instrumentos, à sua mentalidade, à sua rudeza, à sua saloiice, mas também à sua inteligência prática. Se perdermos o conhecimento que está fundido aos sotaques perderemos as referências culturais que contribuem para definir o que é ser Português. E a falta que nos fazem as (boas) referências nos dias de hoje...
(2) O sotaque perde-se pelo contacto com outros, mas também através de uma forma subtil de bullying, em que o falante apercebe-se de que os outros não o compreendem ou o gozam pelo sotaque, e este gradualmente começa a modificar a sua forma de falar até que não se notem traços do seu sotaque.
(3) O ser humano consegue ter 2 sotaques dentro de si (ou mais?). Um sotaque mais próximo do português padrão para os momentos mais formais e outro sotaque para falar com a família e vizinhos da sua terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário