sábado, 6 de dezembro de 2014

Casa dos Segredos - um caso de estudo

Muito (mal) se diz dos participantes da Casa dos Segredos.

É verdade que não são as pessoas mais exemplares do mundo, mas, coitados, são cobaias de uma experiência em ambiente controlado. 
Ora vejamos:
São colocados num grupo de pessoas com tendência para o conflito rápido e de convicções fortes (embora vazias). Habitualmente são homens e mulheres com boa aparência física, o que promove a tensão sexual entre concorrentes facilmente. Muitas vezes, os próprios concorrentes já se conhecem experiências anteriores (foram escolhidos a dedo!) e alimentar conflitos e intrigas é facílimo. 
Fechados numa casa com homens e mulheres atraentes, são levados a contactos físicos por via de massagens e stripteases. Até há piscina para andarem quase nus e nuas e irem tentando o vizinho do lado...Será fácil para estas pessoas controlar as hormonas em tal ambiente? Mesmo que cada um dos concorrentes estivesse na sua casa na sua vida normal, será que conseguiria manter um regime de abstinência de 3 meses?

O facto de estarem juntos 24 horas por dia também intensifica bastante as relações e as reacções a cada situação. O que é suposto acontecer quando as mesmas pessoas estão juntas durante tanto tempo consecutivo? Há famílias que quando vão de férias durante uns dias passam o tempo num tumulto. Perdem a paciência uns com os outros e é só discussões...
O ambiente competitivo também faz parte da Casa. A vontade de ganhar o prémio final e de se manter na Casa a todo o custo transforma o comportamento das pessoas e, mais uma vez, permite testar com várias "provas" até que ponto esse comportamento é moldável.
Depois, as perguntas e insinuações da Teresa Guilherme, sempre à procura de namoros (ou de os incitar), de intrigas, do "ele disse que tu eras..."; no fundo, a manipular as emoções dos concorrentes. É claro que não é fácil para eles não reagir.
Mais tarde, as famílias dos concorrentes, como que uma extensão daquilo que acontece na Casa, atiçam-se umas às outras (ou deixam-se atiçar) e é o descalabro...

Já se sabe que os concorrentes são observados 24 horas por dia, e por isso a privacidade não abunda. Mas a maior invasão da privacidade está no aproveitamento da informação dada pelos concorrentes nos questionários a que estes respondem.

Em termos da forma de reagir às várias situações, podemos comparar estes concorrentes com os políticos. Estes últimos são mais controlados, respondendo calmamente e não entrando naquilo que os jornalistas perguntam em tom acusatório ou na tentativa de obter uma resposta bombástica para publicar logo de seguida.

Realmente a Casa dos Segredos (e programas similares) é uma forma de humanos fazerem experiências com outros humanos :)

Sem comentários:

Enviar um comentário