terça-feira, 2 de dezembro de 2014

António Costa e a maioria absoluta

Há já algum tempo que queria escrever sobre este tema.
Ao longo do período "António Costa" (disputa da liderança do PS com António José Seguro, reacções a detenção de José Sócrates e eleição para Secretário-Geral do PS), muito se tem falado. Tem-se falado de como tem abordado determinados temas, como tem não-abordado outros temas e ainda apontado quase subliminarmente como o primeiro-ministro que Portugal precisa. Isto porque entra no concurso de comparações com António José Seguro e Pedro Passos Coelho. É relativamente fácil ficar bem visto ao ser comparado com estas figuras... E a comunicação social tem, à sua forma imparcial, promovido Costa, ao seguir-lhe todas as pisadas e gravando as suas palavras como se de mel se tratasse.
Posto isto, o que quero dizer é muito simples: depois de tanto se falar com Costa e de Costa, o principal foco de António Costa é conseguir a maioria absoluta! E eu pergunto: Para quê?! Quais são as políticas que pretende seguir que merecem que alguém lhe dê a maioria absoluta? Antes de mais, quais são as políticas que pretende seguir? 
Até agora a mensagem que passou de Costa foi: 1) quero a maioria absoluta e 2) vou repôr aquilo que o governo actual tirou. Isto é inaceitável e só demonstra que:
1) Costa e o PS vão continuar na mesma linha de actuação que já deram a conhecer aos Portugueses desde o 25 de Abril;
2) Costa e o PS têm a arrogância de acreditar que vão ganhar as eleições;
3) Costa e o PS acreditam que os Portugueses ainda confiam neles;
4) Costa e o PS não vão fazer O debate de ideias que faz falta para Portugal ter um conjunto de políticas coordenado, integrado e de desenvolvimento que se sinta ao nível da população.

Mais: o PS tem um bocado a mania de pedir "maiorias absolutas". Penso que Guterres e Sócrates já o fizeram. Mas quem são eles para acharem que merecem uma maioria absoluta? Ainda têm de trabalhar muito para nós irmos na conversa...

P.S. - Depois de 40 anos pós 25 de Abril, será que o PS e os outros partidos não mostraram já tudo o que eram capazes de fazer? Um mau treinador de futebol quando é despedido do clube nunca mais volta. Uma ex-namorada que nos fez trinta por uma linha não volta a ser nossa namorada. Por que razão certos partidos continuam a voltar?

Sem comentários:

Enviar um comentário