quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Aquele artista já não é o que era

Após alguns anos de sucesso muitos artistas são acusados pelos "fãs" de terem perdido qualidades. Por exemplo, que os primeiros álbuns da banda X é que eram bons e que os mais recentes já não têm a mesma mística. Ou que determinado humorísta já não tem a graça de antigamente.

A verdade é que os artistas têm as melhores ideias no princípio das suas carreiras. E aí surge o sucesso. A partir daí os artistas, muitas vezes surpreendidos pela recepção positiva do público, começam a sentir a pressão para recriar algo do mesmo nível. Alguns conseguem e duram décadas, outros desaparecem ou apenas aparecem para cantar aquele hit.
Mesmo os artistas mais duradouros estão sujeitos ao efeito da diminuição da inspiração, que começa a esbater-se dependendo do grau de criatividade do artista 1) até estabilizar como uma estrela anã arde a baixas temperaturas ou 2) o artista fica a viver na sombra dos seus sucessos ou 3) o artista continua a produzir material próximo do original mas sem o fulgor de antes (como alguns apontam).

É engraçado reparar que muitos artistas se mantêm apoiados pelos fãs após trabalhos menos conseguidos porque os fãs ainda vivem na esperança/expectativa de que os seus artistas preferidos voltem a dar-lhes material de primeira qualidade um dia... É mais ou menos a mesma ideia de um marido viver com a sua mulher mais velha e menos cuidada porque ainda vive na ilusão daquilo que ela era quando estava jovem e sexy.

Para o ponto 3), a explicação para o material mudar sejam canções, piadas, livros é bastante simples. Os músicos, humoristas, escritores, etc, sendo seres humanos a expressar-se criativamente, libertam-se através da sua mensagem (música, piadas, escrita) como se de uma terapia se tratasse e, uma vez a mensagem comunicada, mudam internamente como pessoas e começam a desejar expressar-se de forma diferente. 
Por exemplo, uma banda que atinge o sucesso quando os seus elementos estão na casa dos 20 anos verá a sua sonoridade a mudar à medida que os seus elementos/autores das canções percorrerem as transformações pessoais próprias da idade aos 30, 40, 50, etc.

Da mesma forma, uma pessoa que nunca saiu à noite na sua juventude ou não passou por determinada experiência nos seus primeiros anos de vida manterá esse desejo na sua mente, nunca o libertando enquanto não o viver. Assim, podemos observar pessoas de 20, 30, 40, 50 anos a revelarem comportamentos ou desejos aparentemente estranhos à idade. Porquê? Porque ficaram retidos na sua lista de vontades e tinham de ser expressados. Tal como o vapor de água tem de sair da panela de pressão...

Resumo: 
1. a inspiração dos artistas diminui ao longo do tempo e a qualidade do seu trabalho também. 
2. Há artistas que não são bem artistas; são aqueles que conseguiram ter os seus 15 minutos de fama e que não tiveram capacidade para criar material para dar continuidade ao seu hit; é por isso que existem tantos artistas conhecidos por apenas uma canção.
3. Os artistas que estão no activo por décadas revelam uma variação no aspecto dos seus trabalhos (música, livros, etc) porque eles próprios mudam e têm necessidade de se expressar de novas formas.

Sem comentários:

Enviar um comentário